ALTERAÇÃO: a prova “MiniQ robot competition (primeira competição robótica - oficina 5)”, a realizar no sábado, dia 29, será na Escola Silva Gaio – Bloco 2 (onde decorrem as restantes oficinas) da parte da manhã.
ATENÇÃO: todas as oficinas decorrerão na Escola Silva Gaio (ao lado do Estádio Universitário) entre quinta-feira (dia 27) e domingo (dia 30).
Durante o Festival Nacional de Robótica (FNR2017) terão lugar um conjunto de oficinas/workshops.
A participação no FNR2017 e num conjunto de oficinas encontra-se acreditado para formação contínua de professores.
Permitirá aos docentes do ensino básico e secundário, dos grupos de recrutamento 530 (educação tecnológica), 540 (eletrotecnia) e 550 (informática) a frequência de um curso de formação correspondente a 12 horas (0,5 créditos).
Para o efeito será necessário participar, durante pelo menos 2/3 do tempo (8 horas), em oficinas e realizar um breve relatório de reflexão crítica para avaliação. O restante tempo decorrerá da participação nas outras atividades do FNR2017.
A inscrição nesta modalidade (formação acreditada) terá um custo de 30 €, sendo gratuita para os restantes participantes (embora seja requerida inscrição prévia).
Sem compromisso de outras oficinas/workshops que possam vir a realizar-se, estão desde já confirmadas as que a seguir se listam.
Dinamizador
Carlos Sousa
All Aboard – Learn Robotics
Horário
sexta-feira, dia 28, das 12:00 h às 13:00 h
Duração prevista
1 hora
Público alvo
Todos (podem participar crianças a partir dos 9 anos)
Número máximo de participantes
20
Resumo
O projeto “All Aboard” é uma plataforma pedagógica, suportada por uma equipa de formação, manuais e vídeos, que tem como base de trabalho um kit de hardware para programação e robótica. Este kit tem vários sensores e atuadores incorporados e adapta-se a diferentes ambientes de desenvolvimento. O aluno que recebe um kit All Aboard pode levá-lo para casa, onde aprende a programar através da realização de diferentes desafios lançados pela plataforma, que conjugam hardware e software, e recebe, como num jogo, uma pontuação sempre que os supera. A plataforma pretende igualmente sensibilizar, formar e motivar os professores de outras áreas para a introdução da programação na base de ensino de outras áreas do currículo do aluno.
Requisitos/Equipamento necessário
Computador portátil
Dinamizador
Carlos Sousa
All Aboard – Learn Robotics
Horário
sábado, dia 29, das 9:30 h às 12:30 h
Duração prevista
3 horas
Público alvo
Todos (podem participar crianças a partir dos 9 anos)
Número máximo de participantes
20
Resumo
Esta oficina é opcional e surge como complemento à oficina “All Aboard, uma plataforma para aprender programação com robótica”. Os participantes interessados em integrar esta oficina irão soldar os componentes na placa e construir um robô a partir do início. Para tal, é necessário adquirir alguns componentes, vendidos em kit mediante pré-inscrição.
Requisitos/Equipamento necessário
Computador portátil
Nota importante
Para participar nesta oficina os participantes terão duas opções: adquirir apenas a placa (30 euros) ou adquirir um kit completo c/ robô (60 euros).
Dinamizador
José Cruz
botnroll.com
Horário
sexta-feira, dia 28, das 10:00 h às 12:00 h
Duração prevista
2 horas
Público alvo
Todos (podem participar crianças a partir dos 9 anos)
Número máximo de participantes
15
Resumo
Neste workshop os participantes terão à sua disposição robôs Bot’n Roll ONE A de modo a programá-los para seguir uma linha preta em fundo branco de forma autónoma. Trata-se de uma abordagem prática e orientada utilizando o robô Bot’n Roll ONE A como ferramenta de trabalho. O robô pode ser programado de duas formas diferentes:
- Por blocos: Open-Roberta Lab
- Por linhas de código: IDE Arduino
No final fazemos uma corrida entre os participantes!
Os participantes necessitam trazer consigo o computador pessoal.
Requisitos/Equipamento necessário
Computador portátil com ligação Wi-Fi
Nota: esta oficina pode ser frequentada isoladamente ou como parte do programa Primeira competição robótica: miniQ robot competition
Dinamizador
Ana Lopes
ISR/DEEC
Horário
sexta-feira, dia 28, das 9:30 h às 12:30 h
Duração prevista
3 horas
Público alvo
Todos (podem participar crianças a partir dos 9 anos)
Número máximo de participantes
15
Resumo
Leitura de encoders e breve introdução ao controlo de velocidade dos robôs.
Requisitos/Equipamento necessário
- Computador portátil
- Software Arduino instalado (https://www.arduino.cc/en/Main/Software)
Dinamizador
Paulo Torcato e Raul Coutinho
O Robot Ajuda! - Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide
Horário
sexta-feira, dia 28, das 9:30 h às 12:30 h
Duração prevista
3 horas
Público alvo
Todos (podem participar crianças a partir dos 9 anos)
Número máximo de participantes
24
Resumo
A utilização de robôs, como material pedagógico, tem como objetivo aproveitar a curiosidade dos alunos dirigindo-a para a descoberta e apreensão de conceitos nas áreas da Física, Matemática e Informática. A programação e apresentação de atividades experimentais, por alunos e para alunos, estimula os intervenientes e promove o gosto pela Ciência e a autoaprendizagem. Recorrendo a robôs (neste caso, Lego EV3) pretende-se construir e programar protótipos para problemas tipo.
Requisitos/Equipamento necessário
- Computador portátil
- Software EV3 instalado (https://www.lego.com/en-us/mindstorms/downloads/download-software)
Dinamizador
Rui M. Vila-Chã Baptista
José Cruz
Horário
sexta-feira, dia 28, das 14:30 h às 17:30 h
Duração prevista
3 horas
Público alvo
Todos (podem participar crianças a partir dos 9 anos)
Resumo
De entre as competições a realizar durante o festival, conta-se uma prova com robôs virtuais, em ambiente de simulação por computador sem recurso a robôs físicos. Esta prova designa-se por CoSpace e utiliza a plataforma disponível para download a partir do site CoSpace.
Os participantes nesta oficina terão ainda oportunidade de inscrever equipas para participação na prova de CoSpace até à hora de início das provas.
Requisitos/Equipamento necessário
- Computador portátil
- Software CoSpace instalado (http://cospacerobot.org/download)
Nota: esta oficina pode ser frequentada isoladamente ou como parte do programa Primeira competição robótica: miniQ robot competition
Dinamizador
João Filipe Ferreira
ISR/DEEC
Horário
quinta-feira, dia 27, das 9:30 h às 12:30 h
Duração prevista
3 horas
Público alvo
Todos (podem participar crianças a partir dos 9 anos)
Número máximo de participantes
15
Resumo
Introdução ao Arduino
Requisitos/Equipamento necessário
- Computador portátil
- Software Arduino instalado (https://www.arduino.cc/en/Main/Software)
Dinamizador
Artur Coelho
Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro
Horário
sábado, dia 29, das 14:30 h às 17:30 h
Duração prevista
3 horas
Público alvo
Todos (podem participar crianças a partir dos 9 anos)
Número máximo de participantes
20
Resumo
A impressão 3D, não sendo uma tecnologia recente, despertou a atenção através da disponibilidade de equipamentos relativamente acessíveis e métodos simples de impressão de objetos. Promete mudanças potenciais de paradigma no design, conceção e manufatura, deslumbrando pela capacidade de materializar o digital em objetos que podemos tocar e manipular. A educação não é alheia a este potencial da impressão 3D, e começam-se a dar primeiros passos que tiram partido dela em contexto pedagógico. Imprimir em 3D requer a mobilização de competências de design possibilitadas pela aprendizagem de modelação 3D, o que permite tirar um mais eficaz partido desta tecnologia. Numa sessão de 3 horas, os participantes tomarão contacto in loco com impressoras 3D. Pretende-se com este workshop divulgar e demonstrar impressão 3D, e introduzir os participantes à modelação 3D para impressão utilizando aplicações web.
Temas
- O que é Impressão 3D: hardware e manufatura aditiva;
- Introdução ao Tinkercad;
- Aplicações de Modelação 3D para PC e Android;
- Como imprimir em 3D: validação e correção de modelos;
- Impressão 3D e Educação: potencial e projetos específicos.
Nota: serão fornecidas no início da formação as aplicações a abordar e documentação em PDF.
Requisitos/Equipamento necessário
- Computador portátil com browser capaz de correr WebGl (Chrome ou Firefox atualizado)
- Acesso Wi-Fi
Nota: esta oficina pode ser frequentada isoladamente ou como parte do programa Primeira competição robótica: miniQ robot competition
Dinamizador
João Filipe e Ana Lopes
ISR/DEEC
Horário
sábado, dia 29 (manhã para treinos; tarde - competições)
Público alvo
Todos (podem participar crianças a partir dos 9 anos)
Número máximo de participantes
15
Resumo
Prova de condução de robôs.
Na manhã da competição será fornecida uma pista com o caminho (com desafios) a ser percorrido pelos robôs em competição.
Os participantes terão a manhã para fazer testes e ajustes. A competição terá lugar na tarde do dia 29 no pavilhão desportivo
(ATENÇÃO: o local da prova será a Escola Silva Gaio - Bloco 2).
Requisitos/Equipamento necessário
- Robôs previamente preparados durante as oficinas
Nota: esta oficina pode ser frequentada isoladamente ou como parte do programa Primeira competição robótica: miniQ robot competition
Dinamizador
Ana Lopes
ISR/DEEC
Horário
sexta-feira, dia 28, das 14:30 h às 17:30 h
Duração prevista
3 horas
Público alvo
Todos (podem participar crianças a partir dos 9 anos)
Número máximo de participantes
15
Resumo
Algoritmos de deteção de obstáculos e seguimento de linha.
Requisitos/Equipamento necessário
- Computador portátil
- Software Arduino instalado (https://www.arduino.cc/en/Main/Software)
Dinamizador
Luís Dourado
ANPRI - Associação Nacional de Professores de Informática
Horário
domingo, dia 30, das 9:30 h às 12:30 h
Duração prevista
3 horas
Público alvo
Todos (podem participar crianças a partir dos 9 anos)
Número máximo de participantes
20
Resumo
Esta oficina consistirá na montagem, afinação e programação do robô com ardublockly para Anprino. O robô Anprino é uma iniciativa da ANPRI e distingue-se de outros projetos de robótica open source por se conjugar a impressão 3D com eletrónica e programação, através de uma abordagem colaborativa com vista a criar um robô pedagógico de baixo custo. Em vez de alguns componentes associados a formas específicas, existe uma biblioteca de peças em crescimento contínuo pensadas para serem multifuncionais, modulares e expansíveis em quaisquer combinações. A própria biblioteca é editável por qualquer pessoa que tenha conhecimentos elementares de modelação 3D.
Requisitos/Equipamento necessário
Computador portátil
Dinamizador
Indira Andrade
Ludicenter
Horário
sábado, dia 29, das 14:30 h às 15:30 h
Duração prevista
1 hora
Público alvo
Todos (podem participar crianças a partir dos 9 anos)
Número máximo de participantes
20
Resumo
Nesta oficina vamos trabalhar com diferentes kits da Fischertechnik na área da Robótica e do ensino de CTEM. Será uma oficina de exploração incluindo a manipulação dos kits e da sua utilização em contexto de Sala de Aula.
Requisitos/Equipamento necessário
não aplicável
Dinamizador
Paulo Torcato e Raul Coutinho
O Robot Ajuda! - Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide
Horário
sábado, dia 29, das 14:30 h às 17:30 h
Duração prevista
3 horas
Público alvo
Todos (podem participar crianças a partir dos 9 anos)
Número máximo de participantes
18
Resumo
Iniciação à programação de Robôs com recurso à linguagem visual: mBlock. Pretende-se desenvolver nos os alunos mais novos o pensamento computacional e aproveitar o conhecimento da linguagem Scratch para motivá-los para a robótica e para as CTEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Requisitos/Equipamento necessário
- Computador portátil
- Software mBlock instalado (http://www.mblock.cc/download/)
Dinamizador
Fernanda Ledesma e Patrícia Ferreira
ANPRI - Associação Nacional de Professores de Informática
Horário
domingo, dia 30, das 9:30 h às 11:30 h
Duração prevista
2 horas
Público alvo
Todos (podem participar crianças a partir dos 9 anos)
Número máximo de participantes
20
Resumo
Juntar o Scratch a uma placa de prototipagem eletrónica (Arduino), usada por artistas, designers, makers e a pessoas não familiarizadas com o desenvolvimento de software, e que permite criar objetos e ambientes interativos recorrendo a diversos sensores e atuadores através de programação por blocos no ambiente Scratch.
Requisitos/Equipamento necessário
- Computador portátil
- Software Scratch for Arduino instalado (http://s4a.cat/)
Nota: esta oficina pode ser frequentada isoladamente ou como parte do programa Primeira competição robótica: miniQ robot competition
Dinamizador
João Filipe Ferreira
ISR/DEEC
Horário
quinta-feira, dia 27, das 14:30 h às 17:30 h
Duração prevista
3 horas
Público alvo
Todos (podem participar jovens a partir dos 16 anos)
Número máximo de participantes
15
Resumo
Sensores com Arduino
Requisitos/Equipamento necessário
- Computador portátil
- Software Arduino instalado (https://www.arduino.cc/en/Main/Software)
Dinamizador
Esta oficina será assegurada pelo nosso patrocinador Mixtrónica e terá a colaboração do Sr. Manuel Manso (ERSA), Eng. Fernando Moita (ISEC) e Eng. Tiago Barros (ISR-UC)
Equipamento para a oficina disponibilizado pela Mixtronica.
Horário
domingo, dia 30, das 9:30 h às 12:30 h
Duração prevista
3 horas
Público alvo
Todos (podem participar jovens a partir dos 16 anos)
Número máximo de participantes
15
Resumo
Esta oficina tem por objectivos dar a conhecer as principais tecnologias utilizadas na soldadura electrónica e ensinar a utilizar essas tecnologias. Para isso, será disponibilizado um conjunto de pelo menos cinco estações de soldar digitais (ERSA RDS 80) e uma estação de resoldar ERSA HR 200.
Os formandos inscritos poderão praticar as técnicas ensinadas em placas electrónicas contendo diversos componentes SMD.
Por causa da diretiva RoHS a nova solda sem chumbo funde a temperaturas mais altas o que torna este parâmetro ainda mais crítico na soldadura/dessoldadura de componentes eletrónicos. Para além da dificuldade já acrescida para manusear componentes do tipo SMD ou BGA torna-se estritamente necessário cumprir com os perfis de temperatura especificados para estes integrados, de forma a não os danificar. Neste workshop serão abordadas técnicas de soldadura de componentes de superfície utilizado equipamento digital avançado.
Observações
Os participantes inscritos em competições poderão frequentar as oficinas/workshops sem lugar a pagamento adicional, no entanto, é obrigatória a inscrição prévia no respectivo formulário.
Pode efectuar o pagamento do registo em oficinas através da loja virtual da UC, disponível neste endereço.
Em alternativa poderá efectuar o pagamento por transferência bancária.
IBAN: PT50 0018 0000 51223812020 09
SWIFT CODE: TOTAPTPL
Bank: BANCO SANTANDER TOTTA, SA
Universidade de Coimbra - NIF: 501 617 582
Por favor, envie o recibo digitalizado por email para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.